"O Leitor" de Bernhard Schlink
Este ano, no verão, regressei a um dos meus livros preferidos. "O Leitor" de Bernhard Schlink conta-nos a história de Michael Berg, um jovem estudante, e a misteriosa Hanna Schmitz. O amor acontece na casa de Hanna onde Michael, após a leitura de obras literárias e um banho em conjunto, se envolve numa relação amorosa com esta personagem mais velha. Michael passou a ver a vida com outros olhos pois Hanna, mulher misteriosa e analfabeta, revela-lhe um mundo além da vida escola-casa, uma vez que é ela que o inicia na sua vida sexual.
Esta relação altera-se quando Hanna desaparece, até um dia em que este a reencontra num tribunal, onde esta figura está a ser julgada por crimes durante o período nazista. Hanna, responsável por vigiar um grupo de mulheres judias, teria dificultado a fuga, durante um incêndio numa igreja, sendo que esta situação provocou a morte de várias pessoas. Michael fica chocado com esta situação e assiste ao seu julgamento e condenação, uma vez que esta prefere ir presa a ter que confessar que não sabe ler e escrever.
Hanna vai desenvolver o interesse pela leitura na prisão e Michael contribuiu para isso, uma vez que lhe enviava gravações das leituras que tinham partilhado, no inicio da sua relação amorosa. Hanna aprende a ler e a escrever e percebemos mais tarde, que este percurso vai ter um desfecho trágico.
Uma excelente leitura sobre o prazer da leitura e do amor, onde a reflexão do autor, sobre as injustiças da vida, acompanham as palavras ao longo destas páginas. Recomendado para leitores experientes de secundário e amantes do prazer da vida.
Ouça o Podcast: